AVALIAR PARA APRENDER NO BRASIL E EM PORTUGAL: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento

Discursos em defesa da promoção da qualidade de ensino têm orientado a intensificação de políticas de avaliação pelo mundo, a partir das quais se multiplicam programas e mecanismos de avaliação em todos os níveis e campos dos sistemas educativos. São políticas marcadas por mecanismos indutores e garantidores da qualidade que associam currículo, avaliação e responsabilização como eixos articuladores. Motivados por estes cenários pesquisadores brasileiros e portugueses, reunidos nesta obra, apresentam contribuições formuladas a partir de abordagens teóricas/metodológicas diferenciadas que possibilitam aos leitores, em especial aqueles que se iniciam nessas discussões, a avançarem no processo de compreensão/apropriação da complexidade que envolve a avaliação educacional. São estudos que se inserem em um movimento de retomada da investigação sobre a avaliação escolar como processo que deve pressupor a relação entre docentes e discentes.

Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação – Volume 6
Ano: 2019
Organizadores:
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Domingos Fernandes
Talita Vidal Pereira
Leonor Santos
Editora: CRV
Número de Páginas: 278
ISBN: 978-85-444-3463-5
DOI: 10.24824/978854443463.5

CURRÍCULO E DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: diálogos nos colégios de aplicação

A presente obra, escrita por docentes que tem como lócus de trabalho escolas experimentais, ao mesmo tempo, escolas que são formadoras e que podem e devem surpreender o cotidiano, que podem e devem arriscar propostas diferenciais e diferentes, de múltiplas facetas, para além do comum, do pré-estabelecido, é um grande convite à leitura-prazer e à leitura acadêmica. Estar junto, mesmo que um pouquinho, dessa obra que reúne dois espaços de cultura escolar importantíssimos na sociedade carioca, dois colégios de aplicação públicos, que fazem parte de universidades públicas, em um momento em que as mesmas estão sendo seriamente atacadas, é um privilégio, é uma honra, e, sobretudo, É RESISTÊNCIA! Maria Fatima de Souza Silva, Diretora do CAp-UERJ. Esta obra aposta numa escola que se (re)cria a todo tempo. Aqui estão presentes textos de docentes pesquisadores/as do CAp-UERJ e do CAp-UFRJ – escolas que também cumprem a função de formar professores e professoras – que aceitaram o desafio de narrar experiências vividas nessas escolas mostrando que o currículo e a diferença são espaços de disputa e de (re)criação a serem discutidos e enfrentados permanentemente. (Re)visitar os CAp na perspectiva dos(as) autores(as) desta obra é, para mim, um convite ao olhar de novo ou (re)olhar – com a licença da expressão – espaços que fazem cotidianamente parte de mim. Graça Reis, Diretora do CAp-UFRJ.

Série: Temas em Currículo, Docência e Avaliação – Volume 7

Ano: 2019

Organizadores:

Danielle Bastos Lopes
Talita Vidal Pereira

Editora: CRV

Número de Páginas: 190

ISBN: 978-85-444-3843-5

DOI: 10.24824/978854443843.5

ANALISANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS

Ano: 2012

AutoraTalita Vidal Pereira

Editora: Quartet Editora E Comunicacao Ltda.

Número de Páginas: 276

ISBN: 978-85-781-2073-3