PEREIRA, T. V; SIRINO, M. B. A (IM)POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista Espaço do Currículo., v.13, p.603 – 612, 2020.
COSTA, H. C.; PEREIRA, T. V. DISCURSOS CURRICULARES EM DISPUTA PELA SIGNIFICAÇÃO DO MUNDO: os acontecimentos e a suspensão das verdades. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS., v.20, p.614 – 620, 2020.
PEREIRA, T. V.; SIRINO, M. B. Sentidos articulados sobre o conceito de Educação Integral. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP)., v.18, p.200 – 220, 2020.
PEREIRA, T. V. A PESQUISA CURRICULAR NA VIRADA CULTURAL CONSERVADORA: os limites da normatividade curricular. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS., v.19, p.910 – 922, 2019.
PEREIRA, T. V.; OLIVEIRA, R. L. Discursos de inclusão e o bloqueio das diferenças. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE)., v.23, p.338 – 351, 2019.
PEREIRA, T. V. Docência & qualidade de educação: significantes em disputa. SÉRIE-ESTUDOS., v.24, p.157 – 175, 2019.
PEREIRA, T. V.; BIBIANI, A. C. R. S. FORMAÇÃO DOCENTE disputas incessantes em torno de um modelo ideal de docência. REVISTA PANORÂMICA., v.28, p.36 – 50, 2019.
PEREIRA, T. V.; FERREIRA, L. M. C. Edtech como fetiche: Limites dos processos de transformação da escola. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES., v.26, p.116 -, 2018.
PEREIRA, T. V.; OLIVEIRA, R. A. A. Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos como efeito colateral das políticas de responsabilização. Estudos em Avaliação Educacional (Online)., v.1, p.528 – 553, 2018.
PEREIRA, T. V.; NHANTUMBO, H. E. When the Nation Kills the Tribe: The paradox of a School Curriculum Suitable for All. Transnational Curriculum Inquiry., v.15, p.3 – 12, 2018.
PEREIRA, T. V. Gramática e lógica: jogo de linguagem que favorece sentidos de conhecimento como coisa. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS., v.3, p.600 – 616, 2017.
PEREIRA, T. V.; ORTIGAO, M. I. R. Homogeneização curricular e o sistema de avaliação nacional brasileira: o caso do Estado do Rio de Janeiro. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE & CULTURAS., v.47, p.157 – 173, 2016.
CUNHA, É. V. R. da; COSTA, H. H. C.; PEREIRA, T. V. Textualidade, currículo e investigação. Educação (PUCRS. Impresso)., v.39, p.185 – 193, 2016.
PEREIRA, T. V.; COSTA, H. C. Challenges to Curriculum Theory in the 21st Century: Thinking the School Beyond the Basics. Transnational Curriculum Inquiry., v.12, p.03 – 12, 2015.
BORGES, V.; PEREIRA, T. V. Des-sedimentações de discursos que tendem a projetar políticas curriculares para a formação docente. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP)., v.13, p.660 – 682, 2015.
PEREIRA, T. V. Refletindo sobre a tensão entre pesquisa e prática: o caso do ensino de ciências. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)., v.40, p.425 – 438, 2015.
PEREIRA, T. V.; COSTA, H. C.; CUNHA, E. V. R. Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo. Revista de Educação Pública., v.24, p.455 – 469, 2015.
PEREIRA, T. V.; TURA, M. L. R. A construção do currículo escolar: reflexões sobre a –diferença cultural. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES., p.1 – 16, 2014.
PEREIRA, T. V.; OLIVEIRA, V. B. Base Nacional Comum: a autonomia docente e o currículo único em debate. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO)., v.15, p.24 – 42, 2014.
OLIVEIRA, R. L.; PEREIRA, T. V. IGUALDADE & DIFERENÇA: TENSÕES QUE ARTICULAM OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS. PERIFERIA (DUQUE DE CAXIAS)., v.6, p.86 – 100, 2014.
PEREIRA, T. V. Inovação e gerencialismo nas propostas de formação docente. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP)., v.11, p.479 – 494, 2013.
PEREIRA, T. V.; COSTA, H. H. C. INTERDISCIPLINARIDADE: UM SIGNIFICANTE FLUTUANTE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA. Poiésis Pedagógica., v.10, p.155 – 175, 2013.
PEREIRA, T. V. Currículo como teia de significados. Revista Teias (UERJ. Online)., v.13, p.161 – 176, 2012.
PEREIRA, T. V.; VELLOSO, L. Um salto para a performatividade: sentidos atribuídos à qualidade da educação. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação., v.20, p.73 – 88, 2012.
PEREIRA, T. V. Discursos que produzem sentidos sobre o ensino de Ciência nos anos iniciais de escolaridade. Educação em Revista (UFMG. Impresso)., v.27, p.151 – 176, 2011.
PEREIRA, T. V. A hegemonização do saber científico e o projeto educacional da modernidade. Pensamento Plural (UFPEL)., v.06, p.123 – 145, 2010.
PEREIRA, T. V. As contribuições do paradigma pós-estruturalista para analisar as políticas curriculares. Revista Espaço do Currículo (Online)., v.03, p.419 – 430, 2010.